quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Perla Negra: PJ e Ministério Público tentam provar que arguidos são traficantes de droga


Durante o julgamento, os inspectores da PJ que participaram do caso afirmaram que com instruções da Direcção Nacional fizeram uma excelente investigação que culminou na detenção de seis pessoas e na apreensão de 521kgs de cocaína.


Os elementos da Brigada de Investigação de Tráfico de Droga e Crime Organizado do Departamento Criminal da Polícia Judiciária de São Vicente revelaram ao Juiz Antero Tavares que no mês de Julho iniciaram as averiguações na sequência de uma denúncia que os arguidos, José Prats, Alexandre “Xand Badiu” Borges, Carlos Ortega, Juan Fernandez, Ariel Benitez e Patrick Komarow estavam a engendrar um esquema para fazer chegar a Cabo Verde um carregamento de droga.

Segundo as testemunhas da acusação “em Julho 2014, a PJ recebeu informações de que os arguidos se preparavam para receber um carregamento de droga do Brasil num veleiro de nome Epinício. No dia 15 Outubro, os espanhóis Carlos Ortega e Juan Fernández a bordo do veleiro saíram de Salvador da Baía rumo a Cabo Verde. Volvidos oito dias, José e Patrick deixaram o Brasil seguindo de avião para a Ilha de São Vicente. Enquanto Ariel e Xand Badiu faziam as suas diligências no país inclusivo com contactos um tal Olívio Freire”. 

Investigação

Os inspectores da PJ revelaram que durante a investigação o caso “Perla Negra” recebeu esse código por se tratar do nome de um bar na Praça Nova, Ilha de São Vicente onde os arguidos se reuniam durante o processo de preparação do transbordo da droga. Mas, asseguram que estes também chegaram de se encontrar no bar Monte Cara em Lazareto e na Marina do Mindelo, e em algumas áreas do centro da Cidade.

“Os quatro arguidos estando na Ilha de São Vicente durante o mês de Novembro 2014 se encontrarem a fim de realizarem diligências e consequente transbordo da droga que veio a acontecer na noite dia 5 Novembro, quando Juan e Carlos chegaram a ilha com o carregamento de droga a bordo do veleiro Epinício”.  

Detenção

Nessa noite por volta das 22h40 conforme as testemunhas as equipas de patrulha de PJ posicionaram na zona de Salamansa e arredores. O espanhol José Prats Vilallonga foi o primeiro a deixar o local do transbordo e no caminho de regresso a cidade foi detido e na sua posse tinha uma pistola 6.35, telemóveis e documentos.

Às 23h05 as duas viaturas que faziam o transporte da droga anexada em 19 bolsas saíram da zona de Salamansa. Volvidos cinco minutos os ocupantes foram apanhados de surpresa numa emboscada montada pela PJ. Ariel Benitez e Patrick Komarow foram detidos e na viatura onde seguiam foram encontrados três bolsas com 72 pacotes contendo cocaína pura. E, o empresário “Xand Badiu” trazia as restantes bolsas que continham 400 pacotes. Por sua vez, os tripulantes do veleiro seguiram de Salamansa na embarcação e às 00h50 foram detidos após atracarem na Marina do Mindelo.

0 comentários:

Enviar um comentário